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Dietas Para Gestantes – Tudo De Melhor Que Você Precisa Saber

Dietas Para Gestantes – Tudo De Melhor Que Você Precisa Saber

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Se você chegou a este artigo é porque existem 3 motivos diferentes. Um deles poderá ser que você é uma pessoa muito curiosa e quer saber como é uma dieta para gestante, a outra é que você está pensando em engravidar e já quer saber algumas coisas sobre o assunto, e por fim a mais óbvia é que você é uma gestante e está preocupada com a sua alimentação.

Temos uma boa notícia para você, aqui você vai encontrar tudo sobre dietas para gestantes, inclusive dicas sobre exercícios físicos importantes para uma gestação saudável.

Todos nós sabemos que uma gestante precisa de uma atenção dobrada em questão a alimentação, exercícios, coisas que são indispensáveis para que tudo ocorra bem até a hora do parto. Neste artigo você vai aprender algumas dietas para gestantes, dietas saudáveis que você gestante poderá fazer quando estiver a fim de comer alguma coisa diferente.

Dietas Para Gestantes

Todo mundo pensa que uma gestante precisa comer em dobro, inclusive elas mesmas, mas se está pensando assim, está completamente enganada. Comer em dobro significa fornecer os alimentos, nutrientes necessários para a formação do bebê ao longo dos 9 meses. Então quer dizer que a gestante deve comer “duas vezes MELHOR” e não simplesmente comer o dobro das coisas que ela come.

Mulher grávida saudável

Uma dieta saudável para uma gestante deve ser sempre variada e proporcional a quase 80 mil calorias que devem ser consumidos ao longo dos 9 meses de gestação.

A dieta ideal para uma gestante é uma alimentação na gravidez balanceada de proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais que tudo seja proporcional as 6 refeições por dia. Não podemos esquecer os exercícios que a gestante precisa fazer ao longo de sua gestação, claro que não poderá ser qualquer exercício. Então converse com o seu médico e pergunte quais os exercícios ideais para você e para a formação do seu bebê.

Para uma dieta saudável para uma grávida, podemos dizer que é necessário que ela coma pelo menos 300 calorias por dia, divididas em alimentos saudáveis durante todas as 6 refeições do dia. Segue abaixo alguns dos alimentos recomendados para uma gestante que quer ter uma alimentação saudável na gravidez:

  1. Grãos Integrais – Esses alimentos você poderá encontrar em qualquer supermercado perto de sua casa: Arroz integral, macarrão integral, pão integral, granola ou aveia. Esses alimentos devem ser consumidos de 6 a 11 porções por dia apenas.
  2. Derivados do Leite – Como, por exemplo, queijo branco, iogurte ou leite desnatado. Se você é uma pessoa com intolerância a lactose, considere procurar alguns dos outros itens citados. Até 4 porções dia.
  3. Proteínas – Pode ser encontrados em carne vermelha, frango, peixe, feijão ou ovos, pelo menos 3 porções por dia.
  4. Vegetais – Acredito que a gestante pode consumir qualquer tipo de vegetal, além de ser saudável, acredito que não possa fazer mal ao bebê, pelo menos não vi falar que faz mal em nenhum outro lugar. De 3 a 5 porções por dia.
  5. Frutas – Frutas como laranja, mamão, melancia, pera, banana são alguns dos alimentos recomendados na gravidez. A melancia é uma das mais importantes por conter grande quantidade de água, porque algumas grávidas quando estão na gravidez acabam esquecendo de beber bastante água e a melancia pode ajudar e muito nessa situação.

Não Deve Comer

Se você é uma gestante que deseja ter uma gestação saudável, sem que precise correr riscos com a formação do seu lindo bebê, deve estar disposta a deixar de comer certas coisas que, naturalmente, você sempre comeu. No começo não será fácil essa mudança de hábito, mas você deve pensar sempre no bebê, então, qualquer esforço valerá a pena.

Você não deve se alimentar de carnes ou peixes crus, alimentos que são considerados muito gordurosos como, por exemplo, creme de leite, frituras, maionese, queijo amarelo ou alguns molhos cremosos ou especiais.

Doenças

Uma boa alimentação na gravidez pode te proporcionar uma boa formação do feto e fazer com que ela nasça mais saudável possível, além de também ajudar você gestante a ficar sempre saudável ao longo da gravidez.

Anemia e Diabetes são algumas das doenças mais comuns que sempre acabam acontecendo nas gestantes que não fazem uma dieta saudável na sua gestação, provocando complicações na gravidez e prejudicando de fato o desenvolvimento do feto. Dessa forma é muito importante que você, no seu pré-natal, faça uma dieta que irá te deixar saudável até o fim da gravidez. Converse com o seu médico ou com sua nutricionista que com certeza eles irão te dá as melhores dietas para gestantes.

A Proteína

Por que é tão importante o consumo de proteína na gravidez? É muito importante que a gestante absorva muita proteína, pois ela é necessária para o desenvolvimento do tecido da criança, podendo consumir tanto de origem animal ou vegetal, sabendo que as de origem animal têm uma função mais nutricional do que a vegetal.

Alimentação saudável na gestação

Carboidratos, açúcares e lipídios que são gorduras têm o principal papel de gerar energia para a gestante, mais deve considerar o fato que tudo exageradamente pode fazer mal, então não exagere nesse tipo de alimento. Lembre-se das 80 mil calorias durantes os 9 meses de gestação.

Preocupações

Tomar cuidado nunca é demais não é mesmo? A gestante deve ter muito cuidado na sua alimentação, porque pode trazer diversas complicações para a gravidez.

De fato que, para a gestante é muito difícil perder o peso que é adquirido quando se está grávida, principalmente depois da gravidez. E uma má alimentação pode provocar uma Diabetes Gestacional ou Aumento da Pressão Sanguínea. Caso você não saiba, Diabetes Gestacional nada mais é que o tipo de Diabete que aparece somente na gravidez, mais desaparece após o parto, o que pode ser um alívio para a gestante.

Deve se atentar ao fato que a gestante poderá adquirir a Diabetes no futuro pelo simples fato de ter adquirido no parto, uma grande solução para resolver isso, ainda na gravidez, é controlar de fato a sua alimentação, em outros casos, faz-se o uso de remédios e insulina para tentar controlar a taxa de glicose no sangue.

Também não podemos esquecer que em alguns casos a diabete pode aparecer na criança assim que nasce, por isso é muito importante que você saiba sobre dietas para gestantes, para que nada desse tipo venha acontecer, tanto com você quanto com o seu filho(a).

Para o bebê, o aumento considerável de peso da mãe pode trazer outros problemas como, riscos de defeitos no tubo neural, trauma ao nascimento e morte fetal. Uma mulher normal considerada magra, na sua gravidez pode ter aumento de 7 a 11 Kg e mulheres abaixo do peso podem ter um aumento de 12 a 18 Kg. Não podemos esquecer das grávidas de gêmeos, que podem ter um aumento de peso maior ou o dobro, o que isso significa que a atenção para esse tipo de gestação deve ser fortemente acompanhada.

Será que também é importante para a grávida consumir vitaminas?

Será que é importante o consumo de vitaminas? As vitaminas são essenciais para qualquer pessoa, principalmente para as gestantes, pois elas têm mais facilidade de ter alguma deficiência de vitamina. Os benefício são enormes.

O cálcio pode ajudar e muito na manutenção dos ossos da mulher, sem falar que ainda atua na formação dos ossos da criança, então mais um motivo para tomar essa vitamina. Podendo ser encontrados em laticínios, mais se for a procura desses alimentos procure os que são 0% gordura, assim você como gestante poderá manter a forma.

Vitaminas para gestante

A vitamina D pode ajudar ainda mais no melhor funcionamento do cálcio nos ossos, podendo ser encontrado nos peixes de água gelada. Como uma grávida não pode tomar muitos medicamentos, procure sempre as vitaminas encontradas em alguns alimentos como estes que falamos.

O Ácido Fólico pode ser encontrado em miúdos, folhas verdes, legumes ou feijões brancos. E ele tem uma função muito especial na gravidez da mulher que é a formação do tubo neural do feto. Então nunca se esqueça de se alimentar de acordo para melhor desenvolvimento do feto!

Porque é tão importante o consumo do Ferro? As grávidas têm muita facilidade de adoecer, e grande consumo de ferro pode evitar doenças como anemia e podem ser encontrados em alguns grãos como o feijão e carne.

O consumo de Vitamina C também é muito importante na gravidez, porque ela ajuda na absorção do ferro, ou seja, fazendo com que o seu organismo absorva melhor o ferro consumido. Ele também ajuda a fortalecer a imunidade do organismo da mulher.

As vitaminas do complexo B também são muito importantes, pois elas diminuem de fato os sintomas do enjoo durante a gravidez. São encontradas em alguns cereais e nas castanhas.

Não podemos deixar de falar do consumo de água que é essencial para qualquer pessoa, inclusive na gravidez. A gestante precisa tomar pelo menos até dois litros de água por dia, pois ajuda no funcionamento do intestino, ajuda no funcionamento do organismo e diminui os inchaços.

E os exercícios físicos também são importantes na gravidez?

Só porque você está grávida isso não significa que pode deixar o sedentarismo tomar conta de você. As atividades físicas também são fundamentais para as gestantes para ajudar tanto na autoestima da pessoa quanto para ajudar a se controlar durante todo o processo da gestação.

De fato, alguns equipamentos de ginástica já contêm alguns aparelhos para medir a pressão arterial ou os batimentos cardíacos, é importante que toda grávida tenha isso em mãos para que não venha a passar por nenhum problema na hora das atividades físicas. Se o seu aparelho ou a sua atividade física não contém um medidor como esses, você pode encontrar um que algumas pessoas colocam no pulso e o aparelho tem o mesmo efeito, medem os batimentos cardíacos e a pressão.

Atividade física para gestante

Sabe qual o melhor exercício físico para uma grávida?

Caminhada – A caminhada é considera o melhor exercício para quem se encontra na gravidez. Segundo alguns estudos a caminhada é considerada o melhor exercício, porque ajuda a melhorar o funcionamento do organismo e aumenta o fluxo sanguíneo, assim melhorando o condicionamento cardiovascular.

A caminhada também diminui o stress, até porque toda grávida precisa estar sempre calma não é mesmo?

Correr – Esse é especialmente para as mulheres que já praticavam corrida antes de ficarem grávidas e querem continuar com o exercício. Você pode sim continuar com o exercício desde que esteja acompanhada de alguém de confiança e pratique o exercício com corridas leves, nada sério, somente para tirar o stress e ajudar a manter a forma.

Pilates – É considerado uma prática fundamental para as gestantes por causa de alguns exercícios encontrados na modalidade. Claro que as gestantes não podem fazer qualquer tipo de exercício por conta do esforço e da posição que o corpo fica.

Portanto, você deverá encontrar uma fisioterapeuta especialista para gestantes para ajudar com os exercícios. O pilates é considerado uma ótima prática por trabalhar especialmente a parte respiratória e a parte pélvica do corpo, partes que são consideradas essenciais em um parto tranquilo.

Natação – A natação é indicada principalmente para aquelas mulheres que já praticavam algum tipo de atividade física antes de engravidar, porque nadar exige um pouco mais de esforço físico. Para as gestantes, a natação é ótima pois os riscos de lesões e acidentes são muito menores comparado a qualquer outro exercício.

Hidroginástica – Os exercícios propostos na Hidroginástica também são considerados as melhores para as gestantes, pelo o simples fato de terem menores riscos de sofrerem acidentes e pode diminuir e muito o stress da gestante.

Yoga – A prática de Yoga também tem seus pontos positivos. Uma delas é que a gestante ao praticar os exercícios de Yoga, começa a ter o seu corpo mais flexível, sendo assim, podendo se ajustar a qualquer situação corporal da gravidez. A Yoga também diminui o stress, tonificam e relaxam os músculos e articulações do corpo.

Musculação – Não é tão indicado para quem estar na gravidez, porque a musculação exige mais esforços dos músculos externos, quando a mulher deve se preocupar, especialmente, com os músculos internos. Mais isso não quer dizer que ela não possa fazer os exercícios, ao contrário, pode sim, desde que esteja acompanhada ou com exercícios passados pelo seu médico.

Só para deixar claro, não podemos falar somente de uma dieta para gestantes, porque os exercícios também são precisos para acompanhar cada tipo de dieta. Você já viu alguém fazer uma dieta sem fazer exercícios físicos? Uma coisa anda entrelaçada a outra.

Se você praticar tanto a dieta corretamente quanto os exercícios adequados para as gestantes, com certeza conseguirá ter um parto tranquilo, sem complicações, e vai poder levar uma vida normal durante os 9 meses sem precisar se preocupar com nada sério na gravidez.

Sendo assim, o seu filho(a) nascerá tão lindo(a) quanto a sua saúde. Temos que pensar também no feto que está crescendo dentro de nós não é mesmo?

Não deixe de ler sobre Como A Gravidez Pode Afetar O Relacionamento

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