Relacionamentos
Superação – A Força Para Vencer

Superação – A Força Para Vencer

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Só quem passa por um problema sabe como é difícil manter a calma, o controle e principalmente se superar e recomeçar. Seja de ordem pessoal, profissional ou até sérios problemas de saúde e a perda de alguém, todos um dia acabam desabando.

É diante destas dificuldades que surge a necessidade de ser mais forte do que nunca, nem que seja para levantar da cama, se olhar no espelho e dizer para você mesma que não é obrigada a viver do jeito que está e que pode mudar essa situação… Será?

Claro que sim! Desde que haja superação! Como o nome diz: é uma super ação, ou seja, as ações do seu dia a dia não bastam. É preciso mais.

“Quando algo ruim acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte.”

O que é esta tal superação?

Segundo o dicionário é a ação de conseguir vencer e/ou triunfar. Partindo do princípio que superar é vencer, basta que vença correto? Mas como?

superação

É necessário que primeiramente se defina o que é vencer para você. Para alguns, conseguir viver apesar da dor da perda já seria uma vitória, uma superação. Para outros, perder o medo de voar, perder o medo de dirigir ou de nadar é verdadeiramente se superar. Alguns ainda acreditam que mudar o ritmo de vida, juntar dinheiro, se formar ou ser promovido, isto sim seria vitorioso. Isto porque sempre que realizar algo que pareça humanamente impossível estará se superando.

“Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança” – Samuel Johnson

Mas como fazer algo que nunca fez almejando o sucesso? E ainda por cima correndo o risco de fracassar (de novo) e seguir em frente? E o medo, como vencê-lo?

“Se deseja ter algo que nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez”.

O segredo é manter-se motivado. A motivação é o que nos move para frente. Ela é nossa ferramenta para a superação. Se superar é seguir em frente sempre, apesar de todas as adversidades acima.

Como Aumentar a Motivação

Se agíssemos na vida real como agimos quando jogamos vídeo game (ou nas redes sociais), não teríamos problemas em seguir em frente. Isso porque o vídeo game é motivador, que significa estimulante. Temos vontade de seguir para ver o que tem. E lógico, para superar os obstáculos, as dificuldades e os adversários.

“Pra todo game-over existe um play again”.

Na vida também. Seja num ambiente profissional ou familiar, existe sempre a necessidade de seguir adiante fazendo o melhor jantar da semana, ter a melhor ideia, ser a melhor mãe, amiga, esposa e por aí vai. Isto é superação.

E também no ambiente profissional quando queremos ser promovidas, reconhecidas, elogiadas. O querer ter mais que ontem, ser melhor que já foi um dia também é se superar.

E para que essas superações aconteçam é preciso apertar o “play again” a cada nova derrota. É saber que é normal perder, errar e não se deixar abater por estas questões. Seguir em frente é o primeiro passo para se sentir motivada e com isso se superar.

Você conhece o Rubinho Barrichelo? Pois então, sabe quantas vezes ele perdeu? Quanta piada ouviu? A imprensa do Brasil e talvez do mundo fez/faz piada com o nome deste piloto. Mas ele continuou apertando o “play again”, mesmo tendo todos os motivos para não se levantar mais. E a vitória veio. Em novembro de 2014 Rubinho foi campeão na categoria stock-car após 19 anos nas pistas.

Rubinho campeão

“Estou muito feliz de ter meus filhos aqui participando disto comigo. O Brasil está começando a me conhecer agora apesar de todos estes 19 anos, e fico muito feliz, muito feliz mesmo. “Disse Rubinho em entrevista ao SporTV.

Outro exemplo que ficou conhecido em todo o Brasil e também pelo mundo foi o atual empresário e ex-camelô, David Portes, ou como é chamado fora do país: “David the camelot”.

Para quem não se lembra, David tem uma história de vida com muitas dificuldades, mas como conta em sua palestra motivacional, nunca deixou de querer melhorar de vida e por isso nunca desistiu. Um verdadeiro João pé de Feijão*.  Tinha nas mãos R$12,00 para comprar remédios, mas preferiu desviar seu caminho e ao invés de ir à farmácia foi ao mercado e comprou tudo em doces (mariolas, como disse), que vendeu, transformando-os em mais mercadorias e assim por diante.

Uma renda que hoje ultrapassa os R$120.000,00 /mês.  É hoje um empresário de sucesso, que ganha à vida não só com suas empresas (isto mesmo no plural), mas também fazendo palestras. Claro, isto é notícia velha. Há tempos sabemos da vida desse vencedor. Mas vejam, não tem como falar em superação, em motivação sem falar neste nome.

Também na área do esporte temos o exemplo de Anderson Silva, o spider. Anderson foi lesionado após perder a luta contra o americano Chris Weidman em julho de 2013. O Resultado foram dois ossos quebrados. Da recuperação até sua vitoria em janeiro deste ano foi um longo caminho, mas vale ressaltar que sua maior superação foi a psicológica. Durante o tratamento o lutador desistiu de tomar os analgésicos com medo de se viciar e gritava de dor. Precisou superar essa dor. Precisou superar o medo, porque só quem se machuca sabe o quanto é doloroso tentar de novo. Mas ele também conseguiu.

O que os três têm em comum? Eles não desistiram. Continuaram motivados apesar das dificuldades e seguiram em frente se superando.

“Eu perdi mais de 9.000 lances na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes eu confiei em fazer o lance final vencedor… e perdi. Eu falhei repetidamente na minha vida. E é por isso que eu tenho êxito – Michael Jordan”.

Uma pessoa verdadeiramente motivada faz da dificuldade seu trampolim. Percebam que diante das adversidades é que as pessoas se tornam mais criativas, mais fortes e motivadas. Os maiores exemplos de sucesso e superação vêm de histórias deste tipo. Pessoas que vivem uma vida pacata e tranquila dificilmente se entregam a diferentes desafios, pois preferem continuar acomodadas em suas vidas. Estas jamais saberão o sabor da superação.

E isso nos leva a outro ponto que é a coragem. É preciso coragem para sair da inércia e dar o primeiro e o segundo passo.

Todos os campeões acima poderiam ter se deixado levar pelo medo de perder de novo; se machucar de novo; errar de novo, mas optaram por continuar. Tiveram coragem!

“Pare de ter medo do que poderia dar errado e pense no que poderia dar certo.”

motivação no trabalho

Conheça agora algumas dicas que vão te ajudar a conseguir motivação no trabalho atual ou na busca de uma nova carreira. Ou simplesmente para sair de uma dificuldade pessoal e quem sabe até manter aquela dieta até o fim. Lembre-se, nunca é tarde para recomeçar.

8 dicas para Alavancar a sua Motivação

1. Trace metas

É difícil comemorar vitórias quando não sabe para onde está indo. Terminar o dia no “zero a zero” com a sensação de não ter feito nada é frustrante. Até a dona de casa coloca metas para aproveitar o dia e se sentir feliz e motivada. Se dê pequenas metas diárias que devem compor uma mensal. Assim, se tiver um mau dia, ainda restarão outros tantos para atingir seus objetivos.

“Um trabalhador desmotivado acha que está apenas assentando tijolos. O motivado sabe que está construindo um castelo”.

2. Faça o que te faz feliz ou faça com alegria o que precisa ser feito

Se tiver opção, busque por tarefas que te deixa alegre. Se não, comece o dia fazendo as que não gosta ou as tarefas mais difíceis e termine com as mais fáceis. Isto tornará seu dia mais leve e se sentirá mais motivada no dia seguinte.

3. Não se abata com resultados negativos

Mesmo com todos os cuidados, existem imprevistos que podem abalar os resultados. Não deixe que isto a desmotive. Lembre-se sempre: haverá o dia seguinte para se recuperar ou mesmo recomeçar.

palestra motivacional

4. Errar é Humano

Por mais difícil que possa parecer, todos erram! Ou como dizem “Quem faz erra. Só não erra quem não faz!” Assuma seu erro e proponha soluções para corrigi-los. Todos entendem que é humano errar, mas é difícil suportar pessoas que não assumem suas responsabilidades.

“Aquele que tentou e não conseguiu, é superior àquele que não tentou.”

5. Resolva os problemas

Os problemas são verdadeiras âncoras desmotivadoras. Enquanto não são resolvidos ficam nos puxando para baixo. Isso porque fica martelando em nossas cabeças. E uma mente perturbada não produz. Seja de ordem profissional ou pessoal, resolva-os sempre que possível. Se não for, esqueça-os! Pelo menos enquanto se concentra na sua meta.

6. Comemore as vitórias

Mesmo que pequenas, as vitórias devem ser comemoradas. O problema acima que conseguiu resolver, a meta alcançada no último dia do mês, o elogio que veio do cliente sem que você esperasse. Sinta-se bem com estas vitórias, elas te farão seguir em frente em busca do seu sonho maior.

7. Tenha bom-humor

E para mim a mais importante de todas as dicas. Só com muito humor é possível passar por todos os obstáculos, alcançar seus sonhos e ser mais feliz. Profissionais da área de Coaching e RH afirmam que pessoas com melhor humor, com capacidade de rir dos problemas e de si mesma, passam melhor pelas dificuldades, além de se tornar uma agradável companhia.

E ainda afirmam que “um sorriso abre portas”. Leve isso também para a vida pessoal. Se tentar nadar e não conseguir da primeira vez, divirta-se com isto. Mas não desista: Você também não sabia andar e faz isto muito bem. Tudo é questão de vencer o medo e aprender.

imagens superação

8. Siga a sua intuição

Não tenha receio de mudar de ideia, de plano ou de projetos se for esta a sua vontade… Siga a sua intuição. Mudar também faz parte do processo de se tornar uma vencedora!

Vejo muitas mulheres postando imagens superação nas redes sociais, mas não tomam uma atitude para combater essas dificuldades. Apenas as imagens de superação não são suficientes. Você vai fazer diferente!

Esperamos de verdade que este artigo inspire você para grandes mudanças. Ou pequenas. O Importante é se superar. Mesmo que as coisas ainda não tenham dado certo. Percebeu que colocamos no texto diversas frases sobre superação? Pois é, inspire-se e seja uma vencedora.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook

Seja Uma Mulher De Sucesso

Produtos para bebês e crianças 70% mais barato?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×